MasterChef Brasil é um talent show de culinária brasileiro exibido pela Band, baseado na franquia original de mesmo nome exibido pela BBC no Reino Unido. contou com 184 participantes e um formato diferente em meio à pandemia do coronavírus.
Através de audições, chefs amadores são inicialmente selecionados em um total de cem competidores para o início da competição televisionada. Nas rodadas preliminares, cada um deles tem a oportunidade de preparar um prato de assinatura para o trio de jurados.
Os participantes recebem uma quantidade limitada de tempo para preparar o prato e, em seguida, são dados cinco minutos antes dos três juízes para completar o cozimento e montagem do prato, durante o qual os jurados perguntam sobre seus antecedentes.
Os 3 jurados saboreiam o prato e votam "sim" ou "não" para manter o participante na competição; 2 votos "sim" são necessários para o competidor seguir e receber um avental MasterChef, enquanto aqueles que não conseguem fazê-lo deixam a competição.
Duas rodadas são usadas para cortar o número de competidores para 16. Um tipo de desafio faz com que os chefs amadores realizem uma tarefa de rotina, como cortar "cebolas em cubos", durante as quais os jurados observarão sua técnica.
Os jurados podem avançar um competidor para a próxima rodada ou eliminá-los a qualquer momento durante o desafio, tomando seu avental. Um segundo tipo de desafio é fazer com que os competidores inventem um novo prato em torno de um ingrediente básico ou um tema, com os jurados avançando ou eliminando os jogadores com base no gosto de seus pratos.
Atualmente, a seleção dos participantes que participam oficialmente da competição, se dá através de duelos que acontecem em duplas ou quartetos, onde os competidores tem o tempo de 45 minutos para desenvolverem pratos de acordo com suas maiores afinidades na cozinha. Após o fim deste tempo, os jurados avaliam os pratos e decidem quem ganha o avental para oficialmente ingressar na competição.
Posteriormente, a competição formal começa normalmente seguindo um ciclo de 2 eventos que acontece ao longo de um episódio de 2 horas, com um competidor eliminado após o segundo evento. Normalmente os eventos são: Desafio da Caixa Misteriosa, Desafio de Equipe, Desafio de Eliminação e Teste de Pressão. Este ciclo continua até que apenas dois chefs amadores permaneçam, então, os jurados selecionam o vencedor do MasterChef.
A 7ª temporada passou por um formato de readequação de distanciamento social por conta da Pandemia de COVID-19, sofrendo várias mudanças com relação as temporadas anteriores. A bancada dos participantes passa a ser totalmente individual, sendo separados por 1m de distância, assim como os ingredientes e os utensílios de cozinha. O número de cozinheiros também foi reduzido, passando a ser oito participantes, sendo quatro homens e quatro mulheres, assim como também é premiado um vencedor por episódio e parte do prêmio é revertido às associações de assistência social. Nessa temporada, as seletivas passaram a ser online e as provas externas precisaram ser tiradas. O vencedor de cada episódio volta a competir no episódio final da temporada valendo o troféu supremo, além do prêmio máximo do programa.
Em 2021, o programa volta ao formato tradicional de um eliminado por episódio e a grande final com apenas dois participantes. As seletivas no entanto continuam sendo virtuais. Entre as novidades, está a participação de famosos no programa junto com os chefs amadores com 50% de cada categoria.
A jurada Paola Carosella anunciou sua saída da Band, segundo ela, para se dedicar aos seus empreendimentos. Depois de muita repercussão sobre o seu substituto, a chef Helena Rizzo foi anunciada como a nova jurada do programa.